terça-feira, 4 de outubro de 2011

Álbum da Semana - 02/10 à 08/10

ÁLBUM DA SEMANA - THE WALL


Aqui estamos novamente, e com grande honra hoje irei falar do álbum que para mim, é o melhor álbum duplo na história do Rock n' Roll, esse álbum é nada mais nada menos que o "The Wall", da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd.                                                                                                                                                           

Bom, o álbum The Wall é o 11º de estúdio do Pink Floyd. Como ja mencionei acima esse é um álbum duplo. Ele foi lançado em Novembro de 1979.


Este álbum ainda teve um filme lançado, o mesmo tendo como o roteirista o baixista da banda, Roger Waters que também foi o compositor de todas as músicas do álbum, com a parceria do vocalista e guitarrista da banda, David Gilmour em 2 músicas, sendo elas Comfortably Numb e Run like Hell, ambas do disco 2.

The Wall é um álbum conceitual, que trata de temas como abandono e isolamento pessoal. A ideia inicial para o álbum ocorreu durante a turnê In the Flesh, em 1977, quando a frustração de Roger Waters para com seus espectadores tornou-se tão aguda que ele se imaginou construindo um muro entre o palco e o público.

A história de "The Wall" é centrada em Pink, um personagem fictício baseado em Roger Waters. As experiências de vida de Pink começam com a perda de seu pai durante a 2ª Guerra Mundial, e continuam com a ridicularização e o abuso de seus professores, com sua mãe superprotetora e, finalmente, com o fim de seu casamento. Tudo isso contribui para uma auto-imposta isolação da sociedade, representada por uma parede metafórica.

O álbum foi comercialmente bem-sucedido desde o seu lançamento, ele foi um dos mais vendidos de 1980, vendendo mais de 11.5 milhões de unidades nos EUA, atingindo a primeira posição da Billboard. A revista Rolling Stone listou "The Wall" na 87ª posição em sua lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.

The Wall - Pink Floyd - nota: 9,8
Disco 1:
1- In the Flesh? - Nota: 9,0
2- The Thin Ice - Nota: 8,8
3- Another brick in the Wall (Part I) - Nota: 9,6
4- The Happiest Days of Our Lives - Nota: 8,4
5- Another Brick in the Wall (Part II) - Nota: 10,0
6- Mother - Nota: 8,2
7-Goodbye Blue Sky - Nota: 9,8
8- Empty Spaces - Nota: 7,8
9- Young Lust - Nota: 8,5
10- One of my Turns - Nota: 9,2
11- Don't Leave me Now - Nota: 8,9
12- Another Brick in the Wall (Part III) - Nota: 10,0
13- Goodbye Cruel World - Nota: 9,6




Pink Floyd -   Roger Waters, Baixo e Vocais; 
                    David Gilmour, Guitarra e Vocais; 
                    Nick Mason, Bateria; 
                    Richard Wright, Teclados

The Wall - Pink Floyd - nota: 9,8
Disco 2:
1- Hey You - Nota: 10,0
2- Is There Anybody Out There - Nota:10,0
3- Nobody Home - Nota:10,0
4- Vera - Nota: 7,3
5- Bring the Boys Back Home - Nota: 8,3
6- Comfortably Numb - Nota: 10,0
7-The Show Must Go On - Nota: 9,3
8- In The Flesh - Nota: 9,8
9- Run Like Hell - Nota: 8,7
10- Waiting for the Worms - Nota: 9,1
11- Stop - Nota: 9,0
12- The Trial - 9,9
13- Outside the Wall - 9,8



A música desse álbum que mais fez sucesso foi Another Brick in the Wall (parte 2), e muito provavelmente talvez junto com Wish you Were Here, a música mais famosa na história da Banda. ela retrata a escola, e os alunos que são controlados por ela, porém sempre com o foco sobre Pink (personagem principal da história, como citado acima), que era desde manipulado como até insultado e ridicularizado pelos professores.


Outra música muito importante, embora não seja considerada uma das que deram mais lucro, é talvez a música mais emblemática desse álbum do Pink Floyd, que retrata como a droga é capaz de confortar um ser humano, neste caso, "Pink" que ve todos os seu problemas passando diante de seus olhos, porém mesmo assim sentindo-se em um estado confortável, ou como diz a musica, Comfortably Numb (confortavelmente entorpecido).


E uma das melhores músicas do Pink Floyd na minha opinião, Hey You, primeira faixa do segundo disco, que retrata um momento na vida de Pink onde o muro está praticamente construído, o momento onde ele já se encontra uma pessoa solitária, e em rumo a um estado de colapso, é uma música fantástica, assim como todo o álbum.


E já que o álbum da semana foi um álbum de rock progressivo, aqui fica uma dica de rock progressivo também.


Dica da Semana:

Banda: King Crimson
Música: Epitaph
Álbum: In the Court of the Crimson King




2 comentários:

  1. Na minha opinião The Wall é o melhor álbum deles. Não acho que seja o melhor álbum duplo já feito, pois para mim o Substance do New Order é o melhor, mas esse álbum é maravilhoso. O álbum também conta com a segunda música que eu mais gosto deles que é Comfortably Numb, a minha favorita é Echoes!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente maravilhoso, tanto o disco como o filme!
    Ótimo também o clip do King Crimson.

    ResponderExcluir