Essa semana iremos falar um pouco sobre Rock n' Roll nacional, e trazemos a banda Made in Brazil, uma das bandas mais importantes dos anos 70. E trouxemos aqui o álbum de estréia da banda, também intitulado Made in Brazil.
Esse álbum foi lançado em 1974, ele é conhecido como o "Disco da Banana", por ter o desenho de uma banana na capa do disco. Esse álbum é considerado um dos melhores discos de rock da decada de 70.
Nesse álbum a banda contava com nada mais, nada menos que, Cornélius nos vocais, conhecido pelos seus vocais fortes e agressivos, porém com uma técnica incomparável, também está presente no álbum o baterista Castello Junior, que após formaria a banda Patrulha do Espaço.
Caso você não conheça muito bem a banda Made in Brazil, estou disponibilizando a seguir, dois links das duas músicas que na minha opinião são as melhores músicas do Made in Brazil.
Links:
Vamos todos à festa
Doce
Made in Brazil - Made in Brazil - nota: 9,0
1- Anjo da Guarda - Nota: 9,2
2- A Mina - Nota: 8,8
3- Doce - Nota: 10,0
4- Aquarela do Brasil - Nota: 8
5- Intupitou o Trânsito - Nota: 8,2
6- Você já Foi Vacinado? - Nota: 7,5
7- Tudo Bem-Tudo Bom - Nota: 9,0
8- Vamos todos à Festa - Nota: 10,0
9- Menina Pare de Gritar - Nota: 9,2
10 - Uma Longa Caminhada - Nota: 10,0
Made in Brazil: Cornélius "Lúcifer", Vocais;
Celso Vecchione, Guitarra Violão e Back Vocal;
Oswaldo Vecchione, Baixo e Back Vocal;
Castello Junior, Bateria e Percussão;
Ricardo Fenilli, Percussão e Back Vocal;
Onisvaldo Scavazzinni, Teclados, Piano e Orgão;
A música mais conhecida desse álbum, consequentemente a que gerou mais dinheiro pra banda é "Anjo da Guarda", primeira faixa do álbum de estréia, isso sim foi uma grande maneira de entrar no cenário músical, foi uma das músicas que mais marcaram não só o álbum de estréia, mas sim toda a carreira do Made in Brazil e também os jovens daquela época. Quem nunca ouviu aquele famoso verso, "Hey larga o meu pé, você até parece chiclé"?
Já as melhores músicas na minha opinião são "Doce" e "Vamos Todos a festa", ambas com riffs marcantes, lembrando bastante as bandas de Hard Rock que fizeram sucesso no exterior. A música doce possui uma característica interessante que retrata bem as bandas de Hard Rock inglesas, possui o riff marcante, e a quebra de ritmo criando uma alternância de velocidade durante a musica, sendo que no refrão a música fica mais marcada, colocando mais peso e diminuindo um pouco a velocidade, e no final da música ocorre outra quebra de ritmo, assim aumentando a velocidade da música.
Já a música "Vamos Todos a Festa", tem uma outra característica bem interessante, onde a música começa marcada apenas pelo baixo, e de repente a banda toda entra junto aos vocais excepcionais de Cornélius, que na minha opinião, é o Melhor vocalista do Brasil de todos os tempos. No decorrer da música ela se assemelha um pouco à musica doce no que se diz respeito a estrutura musical, com as quebras de ritmo, porém com solos de guitarra, que são uma das marcas registradas do Made in Brazil, inclusive o que tornou o Made in Brazil uma das bandas mais importantes e influentes do rock nacional, quebrando um estilo que estava encarnado nos jovens brasileiros, que seria aquele movimento mais psicodélico, comandado principalmente por Rita Lee e sua trupe, os Mutantes.
A dica da semana fica por conta de uma banda muito importante no cenário musical, porém é uma banda que infelizmente veio sendo esquecida pelo público brasileiro.
Dica da Semana:
Banda: Júpiter Maçã
Música: Um Lugar do Caralho
Álbum: A Sétima Efervescência
Cornelius, o maior vocalista brasileiro de todos os tempos e um dos melhores do mundo.
ResponderExcluir