quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Álbum da Semana - 16/10 à 22/10

ÁLBUM DA SEMANA - ARE YOU EXPERIENCED?


Essa semana temos aqui o álbum de estréia da banda, "The Jimi Hendrix Experience", formada por Mitch Mitchell na Bateria, Noel Redding no baixo e backing vocals, e pelo maior guitarrista de todos os tempos, Johnny Allen Hendrix, popularmente conhecido como Jimi Hendrix. 

Esse álbum foi lançado em 1967 e possui duas versões, sendo uma Americana e uma do Reino Unido. O mesmo traz uma série de hits como "Foxy Lady", "Are You Experienced?", "Hey Joe"(versão do Reino Unido) , "Purple Haze"(versão do Reino Unido) , "Stone Free"(versão do Reino Unido) e "Maniac Depression".

Lançado na Inglaterra no mês de Maio, "Are You Experienced?" rapidamente se tornou uma sensação na Europa, atingindo a segunda posição de vendas na Europa, atrás apenas de nada mais, nada menos que, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. Essa versão do álbum lançada no Reino Unido, é considerada pelos fãs de Jimi Hendrix, como a versão definitiva do álbum, principalmente pelo fato de conter os três singles "Hey Joe", "Purple Haze" e "Stone Free", singles estes que não estão presentes na versão americana do álbum.

Como a versão do Reino Unido de "Are You Experienced?" é considerada como a versão definitiva, farei minhas análises em cima desta versão.


Are You Experienced? - The Jimi Hendrix Experience - nota: 10,0

1- Foxy Lady - Nota: 10,0
2- Maniac Depression - Nota: 10,0
3- Red House - Nota: 9,6
4- Can You See Me - Nota: 9,2
5- Love or Confusion - Nota: 9,0
6- I Don't Live Today - Nota: 8,8
7- May This be Love - Nota: 8,9
8- Fire - Nota: 9,6
9- Third Stone From the Sun - Nota: 8,8
10- Remember - Nota: 9,5
11- Are You Experienced? - Nota: 10,0
12- Hey Joe - Nota: 10,0
13- Stone Free - Nota: 10,0
14- Purple Haze - Nota: 10,0
15- 51st Anniversary - Nota: 9,8
16- The Wind Cries Mary - Nota: 9,7
17- Highway Chile - Nota: 10,0



The Jimi Hendrix Experience:  Jimi Hendrix, Guitarra e Vocal;
                                             Mitch Mitchell, Bateria;
                                             Noel Redding, Baixo e Back Vocals;

UFA!! É a primeira vez que dou tantas notas 10 em um álbum só, tanto que agora vai ficar difícil falar sobre as músicas desse clássico álbum, recheado de hits que marcaram a história do rock n' roll. 

Esse álbum reúne as melhores músicas da carreira de Jimi Hendrix, as únicas músicas que faltaram para fechar o pacote são "Little Wing", "Bold as Love" e "Voodoo Child", porém lembrando que é um álbum de estúdio, e não uma compilação, esse álbum merece nota 10, tendo ele a música que possui um dos melhores e mais marcantes riffs da história do Rock n' Roll, com "Purple Haze", ficando apenas atrás de "Smoke on the Water"(Deep Purple), "Back in Black"(AC/DC) e "Sweet Child o' Mine"(Guns n' Roses).

Temos também, músicas que marcaram gerações, como a própria "Purple Haze", "Foxy Lady", "Stone Free", "Are You Experienced?" e "Hey Joe", influenciando vários artistas, de vários países diferentes, inclusive a música "Hey Joe" ganhou uma versão da banda brasileira "O Rappa", assim provando a genialidade desse grande guitarrista, que segundo a revista "Rolling Stone", é classificado em primeiro lugar, no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos.

A música "Purple Haze" foi o seu primeiro êxito internacional, alcançando o número 3 nas paradas do Reino Unido, esse single foi lançado em 1967, ela é classificada pela revista "Q" como a melhor faixa de guitarra de todos os tempos, e a revista "Rolling Stone" classificou a música em 17º no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos. Jimi disse que a canção foi inspirada por um romance de ficção científica escrito por Philip José Farmes. O guitarrista afirmava que a canção era sobre amor, dizendo que o verso em que ele canta "o que quer que seja, aquela rapariga enfeitiçou-me", era o verso-chave para o significado da letra.

Uma curiosidade sobre o álbum é a faixa "Hey Joe", que muitos acreditam ser de Jimi Hendrix, na verdade é uma música que foi escrita pelo músico Norte-Americano, Billy Roberts. Porém devido a genialidade de Hendrix que fez a sua própria versão da música, ele a tornou um hit internacional, assim como dito a dois parágrafos acima.


Já que hoje falamos sobre esse gênio do rock psicodélico, a dica da semana traz a performance de um artista que roubou a cena no maior festival do gênero de todos os tempos (Woodstock 69'), o incrível Joe Cocker.



Dica da Semana:

Artista: Joe Cocker
Música: With a Little Help From My Friends
Show: Woodstock 69'


2 comentários:

  1. O álbum realmente é muito bom, Jimi Hendrix foi uma grande influência para os guitarristas das outras gerações, embora eu não concorde que ele seja o melhor de todos os tempos!!!
    Sobre a dica da semana, essa música marcou a minha infância, pois era parte da trilha sonora de uma das melhores séries de todos os tempos, Anos Incríveis!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Um excelente disco do melhor guitarrista de todos os tempos. Apareceu numa época onde os recursos eram poucos.

    ResponderExcluir