Essa semana trazemos até vocês, o álbum Paranoid, a obra-prima da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, Black Sabbath.
Paranoid é o segundo álbum de estúdio do Black Sabbath, foi lançado no dia 18 de setembro de 1970, que coincidentemente é o mesmo dia da morte de Jimi Hendrix. O álbum foi escolhido entre os 100 melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone, também está entre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, além de ser classificado inumeras vezes em primeiro lugar nas paradas inglesas, e recebendo 7 discos de platina e 1 de ouro.
Além de ter um conteúdo musical fantástico, com muito peso, Paranoid também tem seu lado comercial, como exemplo disso podemos pegar a música "Iron Man", utilizada como trilha sonora do filme "Homem de Ferro".
veja abaixo o trailer de "Homem de Ferro".
HOMEM DE FERRO
Além da música "Iron Man", o álbum emplacou mais dois hits, "Paranoid" e "War Pigs", a segunda faz uma crítica a guerra e todos os estragos no qual somos submetidos quando ela ocorre, porém me aprofundarei mais nestas três músicas depois da avaliação do álbum, que será feita à seguir.
Paranoid - Black Sabbath - nota: 10,0
1- War Pigs - 10,0
2- Paranoid - Nota: 10,0
3- Planet Caravan - Nota: 9,5
4- Iron Man - Nota: 10,0
5- Electric Funeral - Nota: 9,7
6- Hand of Doom - Nota: 9,8
7- Rat Salad - Nota: 9,3
8- Fairies Wear Boots - Nota: 9,6
Black Sabbath: Ozzy Osbourne, Vocal;
Geezer Butler, Baixo;
Tony Iommi, Guitarra;
Bill Ward, Bateria;
Como já comentamos acima a música "Iron Man", é uma música de muito peso, porém comercial ao mesmo tempo. Fazer de uma música pesada, uma música comercial, é uma proeza que pouquíssimos conseguiram, é realmente um feito de se admirar. Além de"Iron Man" fazer parte da trilha sonora do filme homônimo, ela foi classificada pelo canal VH1, como a maior canção de Heavy Metal de todos os tempos, além de estar entre as 500 melhores músicas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.
Outra música de extrema importância no álbum, e na carreira do Black Sabbath, é a faixa-título, "Paranoid", que retrata uma pessoa em um estado mental diferente das outras pessoas, assim se tornando uma pessoa solitária e incompreendida, no primeiro trecho da música por exemplo, ele afirma ter terminado com a esposa, pelo fato dela não poder ajudá-lo com sua mente, e durante a música ele vai reforçando a idéia de que, as reações dele para as ocasiões que aparecerão, sempre serão diferentes das reações das pessoas "comuns". Essa música é considerada pela maioria dos fãs do Black Sabbath, como o maior clássico da banda, embora alguns críticos descordem, criando um embate entre "Paranoid" e "Iron Man".
Por fim, comento a música "War Pigs", que é uma das músicas do Black Sabbath que mais recebeu versões, sendo tocada por bandas como Faith no More, Cake, e Pearl Jam, a última citada, além de um cover, pode-se notar que na versão não-oficial da música "Alive"(comentada no post anterior), o guitarrista Mike McCready usa o solo do final de War Pigs, como musica incidental. Essa é uma música anti-guerra, que fala dos que vão para a guerra morrer num campo de batalha, e critica os políticos que são os responsáveis pelas guerras, porém não vão lutar nela. Esse foi o terceiro single do álbum, que na minha opinião, é a minha música favorita do Black Sabbath, com uma performance memorável do baterista Bill Ward.
Hoje na dica da semana, mandarei para vocês uma banda fortemente influenciada por Black Sabbath, que ja gravou um cover de "Hand of Doom", e que na música que irei postar deles, contem um riff de "Zero the Hero".
Dica da Semana:
Banda: Danzig
Música: Her Black Wings
Álbum: Danzig II: Lucifuge
Nenhum comentário:
Postar um comentário