terça-feira, 15 de novembro de 2011

Álbum da Semana - 06/11 à 12/11

ÁLBUM DA SEMANA - PARANOID

Essa semana trazemos até vocês, o álbum Paranoid, a obra-prima da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, Black Sabbath.

Paranoid é o segundo álbum de estúdio do Black Sabbath, foi lançado no dia 18 de setembro de 1970, que coincidentemente é o mesmo dia da morte de Jimi Hendrix. O álbum foi escolhido entre os 100 melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone, também está entre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, além de ser classificado inumeras vezes em primeiro lugar nas paradas inglesas, e recebendo 7 discos de platina e 1 de ouro.

Além de ter um conteúdo musical fantástico, com muito peso, Paranoid também tem seu lado comercial, como exemplo disso podemos pegar a música "Iron Man", utilizada como trilha sonora do filme "Homem de Ferro".

veja abaixo o trailer de "Homem de Ferro".


HOMEM DE FERRO



Além da música "Iron Man", o álbum emplacou mais dois hits, "Paranoid" e "War Pigs", a segunda faz uma crítica a guerra e todos os estragos no qual somos submetidos quando ela ocorre, porém me aprofundarei mais nestas três músicas depois da avaliação do álbum, que será feita à seguir.




Paranoid - Black Sabbath - nota: 10,0

1- War Pigs - 10,0
2- Paranoid - Nota: 10,0
3- Planet Caravan - Nota: 9,5
4- Iron Man - Nota: 10,0
5- Electric Funeral - Nota: 9,7
6- Hand of Doom - Nota: 9,8
7- Rat Salad - Nota: 9,3
8- Fairies Wear Boots - Nota: 9,6







Black Sabbath: Ozzy Osbourne, Vocal;
                        Geezer Butler, Baixo;
                        Tony Iommi, Guitarra;
                        Bill Ward, Bateria;

Como já comentamos acima a música "Iron Man", é uma música de muito peso, porém comercial ao mesmo tempo. Fazer de uma música pesada, uma música comercial, é uma proeza que pouquíssimos conseguiram, é realmente um feito de se admirar. Além de"Iron Man" fazer parte da trilha sonora do filme homônimo, ela foi classificada pelo canal VH1, como a maior canção de Heavy Metal de todos os tempos, além de estar entre as 500 melhores músicas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.

Outra música de extrema importância no álbum, e na carreira do Black Sabbath, é a faixa-título, "Paranoid", que retrata uma pessoa em um estado mental diferente das outras pessoas, assim se tornando uma pessoa solitária e incompreendida, no primeiro trecho da música por exemplo, ele afirma ter terminado com a esposa, pelo fato dela não poder ajudá-lo com sua mente, e durante a música ele vai reforçando a idéia de que, as reações dele para as ocasiões que aparecerão, sempre serão diferentes das reações das pessoas "comuns". Essa música é considerada pela maioria dos fãs do Black Sabbath, como o maior clássico da banda, embora alguns críticos descordem, criando um embate entre "Paranoid" e "Iron Man".

Por fim, comento a música "War Pigs", que é uma das músicas do Black Sabbath que mais recebeu versões, sendo tocada por bandas como Faith no More, Cake, e Pearl Jam, a última citada, além de um cover, pode-se notar que na versão não-oficial da música "Alive"(comentada no post anterior), o guitarrista Mike McCready usa o solo do final de War Pigs, como musica incidental. Essa é uma música anti-guerra, que fala dos que vão para a guerra morrer num campo de batalha, e critica os políticos que são os responsáveis pelas guerras, porém não vão lutar nela. Esse foi o terceiro single do álbum, que na minha opinião, é a minha música favorita do Black Sabbath, com uma performance memorável do baterista Bill Ward.


Hoje na dica da semana, mandarei para vocês uma banda fortemente influenciada por Black Sabbath, que ja gravou um cover de "Hand of Doom", e que na música que irei postar deles, contem um riff de "Zero the Hero".


Dica da Semana:

Banda: Danzig
Música: Her Black Wings
Álbum: Danzig II: Lucifuge


                                             


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Álbum da Semana - 30/10 à 05/11

ÁLBUM DA SEMANA - TEN

Essa semana, em virtude dos shows sensacionais realizados nos dias 03 e 04 de novembro pela banda Pearl Jam, trazemos aqui o álbum mais bem sucedido da banda, seu álbum de estréia, "Ten".

Esse foi um álbum é considerado ao lado de "Nevermind" do Nirvana, o álbum mais importante do movimento grunge, contendo uma mini-ópera intitulada por Eddie Vedder como "Mamasan". Essa mini-ópera contém as músicas "Alive", "Once" e "Footsteps" (uma B-side no single Jeremy), Vedder explicou que a ópera conta a história de um jovem que perde o Pai ("Alive"), causando-lhe uma pertubação para ir em uma matança ("Once") que leva sua captura e execução ("Footsteps"). Mais tarde foi revelado que as letras foram inspiradas na vida de Vedder, e na dor da descoberta que fez aos 17 anos, de que  o homem que ele sempre pensou ser seu pai, na verdade não era, e que seu pai já havia morrido.

Abaixo segue a mini-ópera "Mamasan".

ALIVE

ONCE
                                             

FOOTSTEPS


O álbum "Ten" além de ter letras com temas fortes e sombrios, como matança, morte e solidão, possui uma qualidade instrumental absurda. No início de suas vendas ela não obteve muito sucesso, mais no início do segundo semestre de 1992, o álbum havia alcançado o 2º lugar nas paradas da Billboard.

A seguir acompanhe a avaliação do álbum:


Ten - Pearl Jam - nota: 10,0

1- Once - 10,0
2- Even Flow - Nota: 10,0
3- Alive - Nota: 10,0
4- Why Go - Nota: 10,0
5- Black - Nota: 10,0
6- Jeremy - Nota: 10,0
7- Oceans - Nota: 9,3
8- Porch - Nota: 9,0
9- Garden - Nota: 9,2
10- Deep - Nota: 9,4
11- Release - Nota: 10,0





Pearl Jam: Eddie Vedder, Vocal e Guitarra Base;
                Jeff Ament, Baixo;
                Stone Gossard, Guitarra Base;
                Mike McCready, Guitarra Solo;
                Dave Krusen, Bateria;

Uma música muito curiosa do álbum é "Black", que é uma das musicas mais conhecidas da banda. Ela é um pedaço emocional central sobre o álbum. Apesar da pressão da Epic Records, a banda se recusou a lançá-la como single, sentindo que era algo pessoal demais, e o sentimento seria perdido por um vídeo ou um single. Vedder declarou que "as canções frágeis são esmagadas pelo comércio. Eu não quero ser parte disso. Eu não acho que a banda quer ser parte disso". "Black" foi criada por Stone Gossard, porém tinha outro título, na época ela se chamava "E-Ballad" e era uma música apenas instrumental, então Eddie Vedder pegou o projeto do guitarrista e criou uma letra para ela, posteriormente Gossard ouviu uma gravação com a letra criada por Vedder em sua música, assim convidando Vedder para uma audição em Seattle e contratando o vocalista para a banda em seguida.

Em contrapartida a música Jeremy virou um single, essa é uma música que conta uma história real, onde um garodo de 15 anos chamado Jeremy Wade Delle, cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de inglês, na Richardson High School. Em uma entrevista concedida em 2009, Vedder disse que ele sentiu que "precisava pegar aquela pequena notícia de jornal, e transformá-la em algo que causasse uma reação, transformar em algo maior." Jeremy era descrito por seus colegas de classe como um garoto muito tímido e aparentava estar sempre triste. Após chegar atrasado na escola naquela manhã, foi pedido a ele que pegasse uma autorização na direção, ele saiu da sala e voltou com um revolver 357 Magnum. Jeremy foi até a frente da classe, anunciou " Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca e puxou o gatilho.

Por final quero falar da música "Alive", que na minha opinião, é a melhor música do Pearl Jam. Como dito no começo da postagem, "Alive" faz parte de uma mini-ópera criada por Eddie Vedder, e conta um capitulo triste de sua história de vida. A música não foi um grande sucesso no começo em aspectos comerciais, alcançando o 16º lugar nas paradas da Billboard, porém até hoje, é considerada como o hino do Pearl Jam e como um dos hinos do estilo grunge, ao lado e músicas como "Smells Like a Teen Spirit"(Nirvana), "Black Hole Sun"(Soundgarden) e "Man in The Box"(Alice in Chains).


Bem a postagem está chegando ao fim, e para encerrar deixo aqui como dica da semana, uma banda com a característica principal reduzida a um nome, PESO!!!


Dica da Semana:

Banda: Brand New Sin
Música: Black and Blue
Álbum: Recipe for Disaster


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Álbum da Semana - 23/10 à 29/10

ÁLBUM DA SEMANA - THE PICK OF DESTINY


Trazemos aqui esta semana o álbum "The Pick of Destiny" da banda de rock norte-americana Tenacious D, formada por Jack Black(Violão e Vocal) e Kyle Gass(Violão e Back Vocal).

Este é um álbum recheado de participações especiais de peso, traz em suas músicas artistas como Ronnie James Dio, Dave Grohl(Foo Fighters) e Meatloaf.

Suas músicas foram criadas para ilustrar a formação da banda desde o início, mesclando realidade com ficção, esta história virou um filme com o mesmo nome do álbum, que tem o nome no Brasil de "Tenacious D - Uma Dupla Infernal", apesar de muitos acharem que o nome deveria ser "A Palheta do Destino", que seria a tradução correta para o título do álbum.

O álbum chegou a ficar em oitavo nas paradas americanas e em décimo nas paradas inglesas. Com uma arrecadação de aproximadamente 22 milhões de dólares, que foi muito além do seu orçamento, a banda partiu em turnê mundial, e gravou seu segundo DVD, "The Complete Masterworks 2" .


Confira a seguir duas músicas do álbum, que também são cenas do filme.


                                                                
KICKAPOO
(With Ronnie James Dio)


BEEZLEBOSS
(With Dave Grohl)


Segue abaixo a avaliação do álbum.


The Pick of Destiny - Tenacious D - nota: 8,8

1- Kickapoo - 10,0
2- Clássico - Nota: 8,2
3- Baby - Nota: 8,4
4- Destiny (Vinheta) - Nota: s/n
5- History - Nota: 8,6
6- The Government Totally Sucks - Nota: 7,0
7- Master Exploder - Nota: 10,0
8- The Divide (Vinheta) - Nota: s/n
9- Papagenu (He's My Sassafrass - Nota: 7,6
10- Dude I Totally Miss You - Nota: 10,0
11- Break In-City (Storm The Gate!) - Nota: 8,8
12- Car Chase City - Nota: 8,4
13- Beelzeboss (The Final Showdown) - Nota: 10,0
14- POD - Nota: 9,3
15- The Metal - Nota: 9,6


Tenacious D: Jack Black, Vocal e Violão;
                     Kyle Gass, Violão e Back Vocal

Hoje falamos da Banda norte-americana formada em 1994, em Los Angeles, Tenacious D, apesar de muitas pessoas acharem que a banda tem caráter somente cinematográfico, pelo fato de Jack Black e Kyle Gass serem atores, esta é uma banda com outros popósitos.

Fazem esta mescla de teatro com rock n'n roll, porém, ainda sim é uma banda, assim gravando álbuns e fazendo shows.

Falando um pouco sobre as músicas marcantes desse álbum, começamos por "Kickapoo", que conta com a presença do insubstituível Ronnie James Dio (nascido em Portsmouth em 10 de julho de 1942 e falecido em Houston em 16 de maio de 2010), conta a história de como Jack Black se rebelou contra sua família extremamente religiosa, e caiu no mundo do rock, fugindo de casa e viajando por sua própria conta, ainda criança para a California, onde conheceu (de acordo com o filme e o álbum) seu parceiro Kyle Gass.

Indo mais pra frente temos a música "Master Exploder" que é um sonho, onde Jack Black se vê fazendo um show fenomenal com a palheta do destino em suas mãos. A palheta do destino nada mais é do que, o dente do Diabo (interpretado por Dave Grohl), que dá a pessoa que à porta, uma habilidade sobrenatural na habilidade de tocar guitarra.

Na música "Dude I Totally Miss You", eles falam da separação momentânea da banda, quando KG (Kyle Gass) deixa JB (Jack Black) na mão, para participar de uma festa universitária, porém percebe lá que seu parceiro e grande amigo lhe faz muita falta.

E por fim, na música Beelzeboss, a dupla se encontra com o grande Satã, e trava uma batalha de rock com ele, assim levando a melhor, e mandando o Diabo de volta para o inferno, assim como está no vídeo postado acima.


Assim chegamos ao fim de mais uma postagem, espero que tenham curtido. A dica da semana fica por conta do baixinho citado hoje na postagem, o pequenino porém grandioso Ronnie James Dio.

Dica da Semana:

Banda: Dio
Musica: Holy Diver
Álbum - Holy Diver